HISTORIA - Sport Club Corinthians Paulista

Corinthians

Nome : Sport Club Corinthians Paulista

Alcunhas : Timão
Coringão
Clube dos operários
Todo Poderoso Timão
Time do povo
Alvinegro do Parque São Jorge

Torcedor : Corinthiano

Mascote :
Mosqueteiro

Fundação :
1 de Setembro de 1910 ( 98 anos )

Estádio :
Alfredo Schürig

Mando de jogo em :
Pacaembu

Presidente :
Andréas Sanchez

Treinador :
Mano Menezes

Patrocinador :
Batavo

Material Esportivo :
Nike

Competição :
Campeonato Paulista
Campeonato Brasileiro
Copa do Brasil

Divisão :
Serie A1
Serie A

Divisão 2008 : Serie A1, 5ª Lugar

Serie B , 1ª Lugar
Copa do Brasil , Vice - Campeão

Ranking nacional : 2º lugar, 1.998 pontos

Imagem:kit_left_arm_thinblackstripes.png Imagem:kit_body_sccp08h.png Imagem:kit_right_arm_thinblackstripes.png
Imagem:kit_shorts.png
Imagem:kit_socks_thinblackvertical.png
 
Uniforme
titular
Imagem:kit_left_arm.png Imagem:kit_body_sccp08a.png Imagem:kit_right_arm.png
Imagem:kit_shorts.png
Imagem:kit_socks.png
 
Uniforme
alternativo
Imagem:kit_left_arm_sccp08.png Imagem:kit_body_sccp08t.png Imagem:kit_right_arm_sccp08.png
Imagem:kit_shorts.png
Imagem:kit_socks.png
 
Uniforme
alternativo
Temporada atual



O Sport Club Corinthians Paulista é na atualidade um dos principais clubes desportivos do Brasil. Foi fundado como clube de futebol por um grupo de operários no dia 1º de setembro de 1910, no bairro Bom Retiro, da cidade de São Paulo. Ao longo dos anos o clube se desenvolveu e passou a competir também em outras modalidades, como remo, basquete, natação, vôlei, tênis, taekwondo, futsal, judô, peteca e handebol[3]. Mas as suas principais conquistas e o seu reconhecimento foram alcançados pelo futebol profissional. Foi o primeiro campeão mundial de clubes segundo a FIFA, e o único a conquistar o título em casa, no Brasil, em 2000.

Sua torcida, é conhecida como "Fiel" e representa segundo pesquisas a segunda maior quantidade de torcedores de um clube do Brasil[4] O Corinthians foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para pessoas de origem mais humilde, fato que se reflete em alguns de seus apelidos, como clube dos operários ou time do povo[5][6].

História


No dia 1 de setembro de 1910, por volta das 20h30, um grupo de operários, mais precisamente Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira (pintores de parede), Rafael Perrone (sapateiro), Anselmo Correia (motorista) e Carlos Silva (trabalhador braçal) esperavam o bonde para voltar para casa na esquina da Rua dos Italianos com a Rua José Paulino no bairro do Bom Retiro. À luz de um lampião, esses trabalhadores tiveram a idéia de criar uma equipe de futebol. Nascia o Sport Club Corinthians Paulista[7].

Placa comemorativa da fundação do clube

O clube só receberia esse nome nas reuniões que se seguiram a data oficial de fundação, realizadas na casa do alfaiate Miguel Bataglia, futuro primeiro presidente do clube. Nessa época passava por São Paulo para fazer amistosos o time inglês Corinthians FC , que jogara sua primeira partida na capital paulista no dia 31 de agosto, contra a AA das Palmeiras, vencendo por 5 a 0. O clube já havia jogado outras três partidas no Rio de Janeiro, saindo vitorioso em todas. Joaquim Ambrósio, inspirado nesse time, sugeriu o nome 'Corinthians', que em votação contra as outras sugestões, Santos Dumont e Carlos Gomes, foi o escolhido.[8]

O Corinthians a princípio era formado por aqueles operários e outros oito amigos. A equipe jogou em seus primeiros anos com uma camisa creme com os punhos pretos, semelhante a do Corinthians inglês. O creme, ao desbotar com as lavagens, foi substituído pelo branco. Desde então, a camisa branca é utilizada como parte do uniforme principal.

Campeão Paulista em 1914. Em pé: Américo, Peres, Amílcar, Aparicio e Neco; Centro: Pollice, Bianco e César; agachados: Fúlvio, Aristides e Casimiro González.

O primeiro gol do clube foi marcado pelo italiano Luigi Salvatore Fabbi, em 14 de setembro de 1910 na partida Corinthians 2 a 0 Estrela Polar.

Três anos após a sua fundação, em 1913, uma divisão entre os clubes que disputavam o Campeonato Paulista de Futebol gerou os torneios da APEA e da Liga Paulista de Futebol. No seguinte conquistou o Campeonato Paulista de forma invicta.

Durante toda a história o clube viveu varias fases de alegrias e tristezas na história do clube. Em 1939, o clube foi três vezes tricampeão do Campeonato Paulista, nos anos de 1922, 1923 e 1924 pela primeira vez; 1928, 1929 e 1930 pela segunda vez; e 1937, 1938 e 1939 pela terceira vez, onde o título ficou conhecido como "Tri do Tri". Esse feito jamais foi alcançado por outro clube paulista. Na década seguinte o clube acabou com apenas um título, o título Paulista de 1941, numa época em que o clube ficou conhecido como "Faz-Me-Rir". Essa fase só acabaria em 1951, com a conquista de mais um Campeonato Paulista.


Após a conquista do Campeonato Paulista em 1954, o clube se tornou Campeão do IV Centenário de São Paulo[9]. Após essa conquista o clube passaria por o maior período de jejum sem conquistas do clube, de 1955 a 1977. Nesse período o mais perto de um título foi em 1976, com o vice no Campeonato Brasileiro, após vencer o Fluminense na semifinal que ficou conhecida como "Invasão corintiana" [10] [11] onde foram registrados 70.000 torcedores do Corinthians no Maracanã, apesar de muitos historiadores dizerem que na torcida também haviam torcedores do Flamengo e Botafogo. Em 1977 enfim o Corinthians quebraria o jejum de 23 anos com a conquista do Campeonato Paulista, após 3 jogos finais contra a Ponte Preta.

Socrátes é um dos ídolos do clube e idealizador da democrácia corintiana

Na década de 80, o clube viveu um período chamado "Democracia corintiana", idealizada pelos jogadores Sócrates, Wladimir e Casagrande[12]. Durante a democracia, os jogadores teriam poder junto com a diretoria sobre as atitudes que o clube deveria tomar. Durante esse período , o clube obteve dois títulos, os Paulistas de 1982 e 1983, porém o time também obteve a queda do clube para a Taça de Prata em 1982[13] após não conseguir um bom desempenho no Campeonato Paulista de 1981, que era classificatório para o Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Porém, os melhores colocados da primeira fase da segunda divisão se classificavam para a segunda fase da divisão superior. Com isso o Corinthians, por terminar nas primeiras colocações, ainda disputou a primeira divisão daquele ano, terminando na quarta colocação.[14][15].

Nos durante as décadas de 1990 e 2000 o clube conquistou a maior seqüencia de título da história Nos anos 90, foram 3 títulos do Campeonato Brasileiro (1990, 1998 e 1999), 3 Campeonatos Paulistas (1995, 1997e 1999), 1 Copa do Brasil (1995) 1 Supercopa do Brasil (1991). Nos anos 2000, veio a maior conquista do clube: o Mundial de Clubes, em 2000, o primeiro organizado pela FIFA. O final contra o Vasco da Gama foi no Maracanã e o Timão venceu nos penaltis após Edmundo perder a cobrança[16][17].

Completando as conquistas do novo século, vieram 2 Campeonatos Paulistas (2001 e 2003), 1 Copa do Brasil (2002), 1 Torneio Rio-São Paulo (2002) e 1 Campeonato Brasileiro (2005).

Essa época também conhecida como a época das parcerias [18], onde o clube teve parceiros para a contratação de jogadores. Foram essas do Banco Excel (1995), da Hicks, Muse, Tate & Furst - HTMF (1999) e da Media Sport Investiment - MSI (2005), a última comandada pelo russo Boris Berezovsky[19], magnata russo exilado em Londres, e tinha como representante no Brasil, o empresário iraniano Kia Joorabchian[20]. Ambos, ao lado de Alberto Dualib, Nesi Curi e Renato Duprat Filho (braço direiro de Dualib) eram acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha[21].

Time Campeão Brasileiro de 2005 na época da parceria MSI

Na década de 2000 também aconteceu a pior fase da história do clube, que foi a queda para a Série B, durante Campeonato Brasileiro de 2007. A queda acompanhou a saída da Media Sports Investiment (MSI), no inicio de 2007 e de seus jogadores contratados, como Tevez, Mascherano, Roger e Gustavo Nery, que eram chamados de "galacticos" (em comparação aos jogadores do Real Madrid como Beckham, Zidane, Ronaldo e Roberto Carlos, que tinham o mesmo apelido). Com o time na série B, o clube se reestruturou dentro e fora dos gramados, com a saída do então presidente Alberto Dualib[22], que estava como presidente desde 1992, e foi responsável pela chegada das parcerias. Com um novo presidente, o clube se restruturou, criou projetos de marketing e voltou para a série A com 6 rodadas de antecedência, sendo campeão do Série B com 4 rodadas. Em dezembro, o novo presidente Andrés Sanchez, acertou a contratação de Ronaldo Fenômeno, que foi considerada por muitos como a maior contratação do clube em toda a história.[23]

Ficha técnica

Localização: Tatuapé, São Paulo[24]

Torcidas organizadas: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9, Estopim da Fiel, etc.

Patrocinadores: Nike e Batavo

Patrocinadores do time principal: Cartões Bradesco, Coca-Cola e Sol

Co-patrocinador: Uni Sant'Anna, Burger King, LANCE!, Warner Bros., PC Legal, Crédito Baú e Rede Bandeirantes

Parceria: LusoArenas (reforma do Estádio Alfredo Schürig, a "Fazendinha")

Símbolos do Corinthians


  • Uniforme principal (08/09): Camisa branca com linhas finas verticais pretas, calção preto e meias brancas
  • Uniforme de visitante (08/09): Camisa preta, calção branco e meias pretas
  • Terceiro Uniforme (08/09): Camisa roxa, calção e meias pretas.[25]
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
2º Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
3º Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Combinação 1
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Combinação 2

Outros uniformes
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
2007
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
2005
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
2000
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1990
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1977


Mascote e hino


O mosqueteiro é o mascote do Timão
    • Hino oficial[27] - O primeiro hino foi de autoria de Guarani e Pirajá. Porém, o hino escolhido como oficial foi o idealizado pelo radialista Lauro D'Ávila entre 1951 e 1952 e batizado inicialmente de Campeão dos campeões.
    • Mascote - Três anos após a sua fundação, em 1913, uma divisão no Campeonato Paulista gera os torneios da APEA e da Liga, onde estavam apenas três clubes: Americano, Gêrmania e Internacional. Por isso, ficaram conhecidos como os 'Três Mosqueteiros'. O Corinthians queria entrar na Liga, mas para isso, precisava vencer o Minas Gerais e o antigo São Paulo. Venceu e se juntou aos demais mosqueteiros, tornando-se um 'D'artagnan'. A partir disso o mosqueteiro se tornou a mascote do clube. Porém, outra versão para a origem da mascote é a de que o jornalista Tomás Mazzoni teria dito, depois de uma vitória do Corinthians sobre o Barracas, que o clube paulistano demonstrou "fibra de mosqueteiro", e o apelido teria ficado. [28]

Torcida


O Corinthians é conhecido com Time do Povo, termo que comprova seu grande contingente de torcedores, que alternam das classes mais ricas e principalmente, das classes mais carentes da sociedade. É a maior torcida do estado de São Paulo e tem uma disputa nacional com o Flamengo pelo posto de maior torcida do Brasil. De acordo com uma série de Institutos de pesquisas, como Ibope e Datafolha, além da Revista Placar, o Timão possui a 2ª maior torcida do Brasil com cerca de 25 milhões de torcedores.

A torcida do Corinthians, apelidada de Fiel, já realizou muitos feitos ao longo da história do clube. Em 1976, durante a semifinal do Campeonato Brasileiro, houve um movimento que ficou conhecido como a "Invasão Corinthiana", quando cerca de 30 mil torcedores do Corinthians deslocaram-se de São Paulo para o Maracanã, o público pagante foi de 146 mil, mais 12 mil não-pagantes. O Fluminense tinha a "Máquina Tricolor", uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos. O placar foi 1 x 1 e o Corinthians ganhou nos penaltis.

A torcida corinthiana permaneceu "Fiel" mesmo após a queda para a Série B

Outra grande manifestação de amor ocorreu em 2008, quando o clube disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, onde a torcida lotava os estádios por onde o Timão passava, criando gritos de guerra inspirados em grandes cantores como Tim Maia e Roberto Carlos. Durante a votação de Melhores do Campeonato Brasileiro, a torcida ganhou o título de "Torcida de Ouro", dada a melhor torcida do ano. Em 2007 na primeira edição do prêmio a do Flamengo foi a vencedora.

Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado[29].

Em 2009, o Corinthians vai lançar um documentário chamado FIEL, em homenagem a torcida, focalizando os anos de 2007 e 2008. O filme tem previsão de estreia em março nos cinemas.[30]


«"Aqui tem um bando de louco, louco por ti Corinthians!"»

( - lema típico dos Corinthianos)


Rivalidade


Torcida se prepara para um clássico contra o Palmeiras

Junto com Palmeiras e São Paulo, fazem da capital econômica do país, o "Trio de Ferro". Dividem a paixão dos paulistas em função de suas imensas conquistas.

O Derby Paulista é conhecido como maior clássico de São Paulo, de acordo com a opinião das torcidas e da imprensa. Os jogos contra o Palmeiras páram a cidade. É considerada uma das maiores rivalidades do Futebol Mundial (a 4º maior do mundo)[31] e consequentemente a de maior rivalidade do Brasil[32]. Considerando todos os Derbys realizados, oficiais e não-oficiais, o Palmeiras possui 7 vitórias a mais do que o Corinthians.

O Majestoso é o outro grande clássico do estado. O rival é o São Paulo. Atualmente é o clássico que reúne o maior número de torcedores no estado de São Paulo, de acordo com as últimas estatísticas. Nesse grande clássico nunca faltaram lances polêmicos, grandes jogadas, lindos gols e brigas, muitas brigas. Desde 1930, na qual ocorreu o primeiro jogo com a vitória corinthiana por 2x1 e contabilizando todas as partidas entre os dois clubes, o Alvi-negro possui 12 vitórias a mais que o seu rival. Em partidas oficiais, possui 6 vitórias a mais do que o São Paulo.[33]

O Confronto dos Alvi-negros é, no futebol paulista, o confronto entre Corinthians e Santos. Esse apelido está relacionado com as cores das equipes, ambas de preto e branco, uma sendo conhecida como o Alvinegro do Parque São Jorge (Corinthians) e o o outro o Alvinegro da Vila (Santos). O fato mais marcante da história desta rivalidade são os "grandes tabus", longos períodos em que um clube ficou sem vencer o outro, e também as maiores goleadas de um para o outro. É o mais antigo clássico entre os Quatro Grandes do Futebol Paulista. Na história deste clássico, o Corínthians possui 24 vitórias a mais do que o Santos.[34]

Estatísticas


Ao longo dos anos, o Corinthians utilizou vários estádios. São estes:

Lenheiro

O primeiro campo do Corinthians ficava no bairro do Bom Retiro, onde o clube foi fundado, em 1910. Mais precisamente na antiga Rua dos Imigrantes, atual Rua José Paulino. Não era, na verdade, um estádio, mas um terreno baldio que pertencia a um vendedor de lenha (daí o apelido de "Campo do Lenheiro"). Suas condições precárias exigiam que os próprios jogadores o limpassem e aplainassem. [35]

Bom Retiro [36]

Em janeiro de 1918, o Corinthians inaugurou seu primeiro estádio, na Ponte Grande, atual Ponte das Bandeiras, às margens do Rio Tietê. O terreno foi arrendado da prefeitura por influência do intelectual Antônio de Alcântara Machado, um dos primeiros a se aproximar do clube dos operários. Ficava ao lado do Campo da Floresta, da AA das Palmeiras (o maior da cidade até então) e fora construído pelos próprios jogadores e torcedores, em sistema de mutirão. O Corinthians permaneceu mandando seus jogos ali por nove anos.

Alfredo Schürig
Ver artigo principal: Estádio Alfredo Schürig

O Estádio Alfredo Schürig, mais conhecido como Parque São Jorge ou Fazendinha, tem capacidade para 18 mil pessoas. Está localizado dentro do Parque São Jorge, no Tatuapé, bairro da região leste da cidade de São Paulo. A área situada às margens do Rio Tietê pertencia ao E.C. Sírio e foi comprada pelo presidente Ernesto Cassano, por 28 mil contos de réis, em 1928, pagos em prestações por um período de dez anos. O presidente Alfredo Schurig com a ajuda financeira dos sócios do clube promoveu numerosas melhorias no campo, construiu arquibancadas e batizou com seu próprio nome a nova casa do Corinthians.

Estádio passará por reformas para receber jogos e shows

O estádio ainda sem ter iluminação, foi inaugurado em 22 de julho de 1928, num jogo amistoso contra o América Carioca. A partida terminou empatada em 2 a 2 e foi vista por 2 mil pessoas, capacidade máxima do estádio na época. Os dois gols corintianos foram marcados por De Maria, sendo o primeiro deles aos 29 segundos do primeiro tempo. O sistema de iluminação do estádio foi inaugurado a 25 de fevereiro de 1961, numa noite de gala do Corinthians, que derrotou o Flamengo do Rio por 7 a 2. Hoje o estádio é usado para treinos do time profissional e partidas do time B e das categorias de base.

No dia 7 de janeiro de 2009, em parceria com a empresa portuguesa LusoArenas, o Corinthians acertou a reforma do estádio para realizar alguns jogos nos próximos anos, mas que será utilizado principalmente para a realização de shows [37].

Pacaembu

O Estádio do Pacaembu pertence ao município de São Paulo. Foi construído no final da década de 1930 e chegou a ser utilizado na Copa do Mundo de 1950. Recebe, além de partidas de futebol, shows e eventos diversos. O Corinthians costuma mandar todos os jogos de pequeno e médio público nesse estádio, cuja capacidade não chega a 40.000 espectadores.[38].

Novo estádio

Sempre houve muitos projetos [39], mas nunca foram levados à frente. Existiu um projeto elaborado por uma união entre torcedores do Corinthians, que fundaram uma ONG batizada de Cooperfiel, que propôs a construção de um estádio a partir de doações da torcida. Porém, após 3 meses, apenas R$50 mil haviam sido arrecadados e o projeto foi cancelado, tendo sido a quantia arrecadada doada ao clube. [40].

Em 2008 o Corinthians fez um memorando de entendimentos (uma 'carta de intenções') com o consórcio Egeasa para a construção de um novo estádio, localizado na Marginal Tietê, próximo ao Parque São Jorge. O consórcio havia dado o prazo inicial do dia 30 de abril e que acabou se estendendo até 10 de julho [41], porém apesar de já ter comprado o terreno, até a data o consórcio não havia apresentado o projeto. Então no dia 27 de agosto, o time em nota oficial pelo site anunciou fim de acordo [42].

Outros estádios

O Corinthians utilizou outros estádios de iniciativa pública e privada para a realização de finais de campeonatos, e jogos importantes durante toda a história do clube. Ente eles destacam-se:

Morumbi
Ver artigo principal: Estádio Cícero Pompeu de Toledo
Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em 2009.

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Estádio do Morumbi pertence ao São Paulo Futebol Clube e tem capacidade para 73.501 pessoas.

Esse estádio, por ter uma capacidade maior do que o estádio do Pacaembu, já foi muito utilizado pelo Corinthians para a disputa de jogos importantes, como clássicos, semi-finais e finais de campeonatos, muitas vezes através de aluguel[43] e outras vezes por determinação da FPF. Ele foi o palco de grandes conquistas do clube, como as finais dos três primeiros Campeonatos Brasileiros (1990, 1998 e 1999) e do Campeonato Paulista de 1977, na qual o clube quebrou o tabu de 23 anos sem conquistar títulos.

Durante o Campeonato Paulista de 2009, o São Paulo, amparado na Lei 10.671/03 ("Estatuto do Torcedor"[44]) e seguindo o Regulamento Geral de Competições da CBF de 2009, irá disponibilizar carga máxima de 10% de ingressos para torcidas dos times visitantes, incluindo o Corinthians[45]. O time alvinegro informou que mandará seus jogos contra o São Paulo no Pacaembú, aplicando a mesma distribuição da carga de ingressos[46] e repudiou a atitude do clube rival, chamando-a de "elitista e arrogante"[47]

Maracanã
Ver artigo principal: Estádio Jornalista Mário Filho

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950. O estádio com capacidade para 87.101 torcedores sendo assim o maior estádio do Brasil[48].

O estádio foi o palco em que aconteceu dois grandes movimentos que marcaram a história do Corinthians. Em 1976, o Corinthians jogou contra o Fluminense a semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano. Das quase 147 mil pessoas presentes no estádio, calcula-se que cerca de 70 mil eram torcedores corintianos que se deloscaram de São Paulo em direção a capital fluminense, por ônibus, trem, avião ou automóvel particular.[49]. Esse dia então, ficou conhecido como a "Invasão corintiana".

Outra grande lembrança foi a conquista do título do Campeonato Mundial de Clubes, em 2000, o primeiro organizado pela FIFA. Na ocasião, O Corinthians jogou apenas a final, onde venceu o Vasco da Gama nos penaltis e consagrou-se campeão.

Mineirão
Estádio do Mineirão, Cruzeiro x Corinthians , em 2006.

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é o segundo maior estádio de futebol do Brasil, com capacidade de 76.500 torcedores. O estádio pertencente ao governo do Estado de Minas Gerais foi construído em 1964 e é utilizado pelas equipes do Atlético-MG e Cruzeiro.

Em 1998 e 1999, o estádio presenciou o primeiro jogo da final contra o Atlético-MG e o segundo jogo contra o Cruzeiro, respectivamente. Porém, o estádio não ter trazido muita sorte, pois a equipe conseguiu apenas um empate contra a equipe celeste e uma derrota contra o galo, mas mesmo não tendo vencido acabou campeão brasileiro em 1998, e bi consecutivo em 1999.

Clube social

Parque São Jorge

Ver artigo principal: Parque São Jorge
Edifício Sede

Trata-se de um prédio de cinco andares totalmente informatizado revestido em mármore onde, está instalada a sede administrativa corintiana. Nele destaca-se o Salão Nobre e o Memorial do Corinthians. Na entrada do prédio está instalada a Loja Todo Poderoso, onde se pode adquirir os produtos do clube.

Memorial do Corinthians
Memorial do Corinthians

Inaugurado no dia 28 de janeiro de 2006, o Memorial do Corinthians [50] conta com vários fatos e curiosidades do clube, como todas as taças e lembranças das conquistas, telões que passam os jogos mais importantes e momentos marcantes da história do clube, filmes com os gols e as narrações das conquistas de todos os títulos fotos de equipes corintianas, desde sua fundação em 1910, ano a ano, até os dias atuais, uma réplica de vestiário antigo com objetos reais, como chuteiras, camisetas, etc.

Também possui 42 painéis individuais, em tamanhos naturais, com fotos de jogadores históricos como Roberto Belangero, Luizinho, Teleco, Basílio, Rivelino, Sócrates, Wladimir, Ronaldo, Marcelinhoentre outros, além de caricaturas autografadas e um painel com informações sobre os mesmos.

Réplica de um vestiário

Ao final, uma sala de cinema, com um vídeo destacando os melhores momentos de quase 100 anos de história do clube.

A inauguração contou com celebridades políticas, como o senador Romeu Tuma, o governador José Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, o presidente do clube na época, Alberto Dualib (que entregou uma camisa do Corinthians ao presidente da República, alem dos antigos ídolos do clube, como Neto e o maior ídolo corintiano eleito pela torcida Marcelinho Carioca.

Capela de São Jorge

A capela foi inaugurada em 26 de Novembro de 1967, mas a idéia da sua construção surgiu em meados de 1956. No dia 23 de abril é realizada a "Festa de São Jorge", que ao longo dos anos vem ganhando um grande número de fiéis. Na capela está uma das imagens de São Jorge talhada à mão, original do Vaticano.

Salão Nobre

Inaugurado em 25 de fevereiro de 2000 durante solenidade de entrega das faixas do time de futebol, campeão mundial de clubes da FIFA, o Salão Nobre possui amplo espaço para a realização de eventos, com acomodação de até 2200 convidados e estacionamento para 800 carros.

Bibliotéca Lido Piccinini

A biblioteca é um dos maiores patrimônio do clube, graças ao jornalista Lido Piccinini, quem doou sua biblioteca particular. A biblioteca reúne, entre outros documentos, inúmeras coleções de livros, artigos e reportagens sobre a história do clube, iniciada em 1910, literatura nacional e internacional, registros de ex-atletas e encadernações de jornais e periódicos esportivos.

Chute inicial

Atualmente, cerca de 20 mil corintianos fazem parte do projeto "Chute Inicial", o qual visa formar crianças tanto esportivamente como socialmente, através de uma rede de franquias totalmente integradas, que adota conceitos modernos e metodologia própria de ensino.

O "Terrão"
Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

O Corinthians sempre se destacou em revelar craques. E não foram poucos em quase 100 anos de história do clube mais popular de São Paulo. Paulo Sérgio, Neto, Ronaldo, Betão, Cris, Dinei, Rosinei, Rubinho, Ewerthon, Gil, Marcelinho Paulista, Viola, Zé Elias, Edu, Anderson, , Sylvinho, Lulinha, Kléber, Fernando Baiano, Dentinho entre outros ficaram famosos e se consagraram nos campos de terra do clube. Em 2008, após um processo de modernização o clube desistiu do campo de terra e substituiu por grama sintética, mas manteve um pequeno campo com terra para treinamentos. [51]

Ginásio

É a maior arena esportiva coberta particular da cidade de São Paulo, com capacidade para 6.834 pessoas confortavelmente sentadas.

Ao longo de sua história recebeu diversos eventos esportivos, entre eles jogos dos tempos áureos do basquete corintiano, com atletas como Rosa Branca, Wlamir Marques e Angelim, destacando a vitória em 1964 por 118 a 109 sobre o Real Madrid CF, então campeão europeu. Foi o primeiro jogo de basquete disputado no Brasil em que os dois times passaram da contagem centenária. Anos depois, grandes do basquete como Magic Paula, Hortência e Oscar, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1996, também atuaram ali.

No boxe, foi palco de lutas de Éder Jofre e Adilson José Rodrigues, o Maguila. No dia 18 de maio de 1986, reuniu seis mil torcedores no ginásio para acompanhar a revanche contra o argentino Walter Daniel Falconi, ao vivo pela TV Bandeirantes com narração de Luciano do Valle,valendo o título sul-americano dos pesos pesados. Vitória do brasileiro por nocaute, no sétimo assalto.

Além do boxe e do basquete, o ginásio do Parque São Jorge foi utilizado por vários outros esportes, como futsal, handebol e vôlei. Além disso, também foi palco de eventos sociais. Chegou a receber mais de 15 mil pessoas em suas arquibancadas na década de 1960.

CePROO
Centro de Reabilitação do Corinthians, fundado em 2008

O CePROO - Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira [52], é um centro de reabilitação á jogadores idealizado pelo consultor médico Joaquim Grava construído em 2008 pela administração Andrés Sanchez.

O nome é uma homenagem ao ex-médico do Corinthians na década de 70, e atualmente jornalista da TV Bandeirantes.

O projeto custou cerca de R$ 1 milhão e contará com aparelhos de de última geração para musculação e fisioterapia, além de piscina, cozinha e vestiários, para atender jogadores do próprio clube e jogadores de outros clubes que estivem dispostos a se tratar no Timão. Na cerimônia, estiveram presentes o homenageado, médico do Timão nos anos 70, o presidente Andrés Sanches, o técnico Mano Menezes, o médico Joaquim Grava e o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Walter Feldman.

Ronaldo foi um dos jogadores que se recuperaram no CePROO.

Atualmente o centro de reabilitação dispõe:

  • Vestiário dos atletas
  • Vestiário da comissão técnica
  • Sala de aquecimento
  • Sala de musculação
  • Sala de edição de vídeo
  • Sala da comissão técnica
  • Sala da rouparia
  • Sala de hidroterapia
  • Piscina
  • Salas do departamento médico e de fisioterapia
  • Sala de podologia
  • Sala da T.I. (Tecnologia da Informação)

Centros de treinamento

CT de Itaquera

Em uma área de 200 mil metros quadrados, no bairro do Itaquera, estão instalados três campos de futebol com medidas oficiais, além de ampla estrutura, como sala de fisioterapia, lavanderia, refeitório, departamento médico, sala de reuniões, sauna e piscina e 22 suítes que são usadas para alojar jogadores de categorias de base.

Estrutura
  • Três campos (quarto, de grama sintética, em construção);
  • Sala de administração;
  • Departamento médico;
  • Vestiários;
  • Sala para palestra e vídeo;
  • Sala das comissões técnicas;
  • Refeitório e cozinha industrial com capacidade para servir 200 refeições por dia;
  • Almoxarifado;
  • Lavanderia;
  • Lanchonete
  • Piscina aquecida para fisioterapia e relaxamento muscular;
  • Sauna;
  • Sala de musculação;
  • Sala de fisioterapia;
  • Sala de pesquisa, psicologia e assistência social;
  • 24 apartamentos com suíte, com capacidade para quatro atletas em cada;
  • Sala de jogos e TV;
  • Sala da segurança
Vila Olímpica (CT do Parque Ecológico)

A Vila Olímpica está localizada na Rodovia Ayrton Senna, próxima ao Parque Ecológico do Tietê. Dispõe de quatro campos de futebol com medidas oficiais, vestiários e sala de imprensa. A área tem 270 mil metros quadrados e deverá ser equipada com quadra poli esportiva, piscina, departamento médico, refeitório, lavanderia e edifício administrativo.

Estrutura
  • Três campos;
  • Um campo em irrigação e drenagem;
  • Vestiário;
  • Sala de imprensa

Projetos de marketing

Camisas comemorativas
Jogadores do Corinthians promovem o terceiro uniforme na cor roxa
  • Eu nunca vou te abandonar: Inspirado no grito da torcida nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro de 2007, o clube criou um kit de produtos com os dizeres "Eu nunca vou te abandonar por que eu te amo. Eu sou...Corinthians", composto de uma camisa, pulseira e adesivo. O projeto vendeu mil kits em apenas 6 horas [53].
  • Camisa roxa: Com a idéia de homenagear a torcida, o clube criou um terceiro uniforme na cor roxa, dizendo que o "corinthiano é o unico torcedor roxo". Até maio de 2007, o time já havia vendido 200 mil peças da camisa roxa [54].
  • Bando de Louco: Inspirada no canto que surgiu em 2007 e acompanhou o time durante toda a sua jornada na Série B, o clube lançou as camisas em duas série: A primeira com a frase "Aqui tem um bando de louco" e outra com "Sou mais um louco do bando", frase dita por Ronaldo Fenômeno na apresentação ao Corinthians em 2009.[55].
  • Não Pára, Não Pára, Não Pára: Inspirada no canto que surgiu durante a campanha da Copa do Brasil, é mais uma ação que evidencia a sintonia entre o Corinthians e sua torcida.
  • Sou mano do Mano: O novo produto segue a linha dos produtos com a marca “Eu Nunca Vou Te Abandonar”, e apresenta camisas com a imagem de Mano Menezes[56]. Além de ser uma nova forma de conseguir arrecadar fundos, foi uma forma de conseguir convencer o técnico em renovar o contrato firmando um acordo com o futuro da equipe e a estratégia deu certo.
  • O Timão tem a sua cara: O modelo da camisa contou com o rosto de torcedores na última partida em casa da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Avaí, dia 22 de novembro de 2008. O interessado em colocar uma foto na camisa pagou R$ 1 mil e para ter um espaço na camisa em uma foto 3x4. ao total eram 400 espaços, distribuídos em 10 camisas[57]. O curioso é que cada camisa tinha um "padrinho", que eram 10 ídolos do clube que também ganharam uma foto, que ficou acima do escudo.
  • Eu Voltei: Pra comemorar a volta a série A do Corinthians, o clubve lançou uma linha de produtos, inspirados na música de Roberto Carlos, O Portão. Os produtos vão desde camisas comemorativas e livro com imagens e depoimentos da torcida e jogadores.
  • 2009 fenomenal: Pra comemorar a contratação de Ronaldo Fenômeno pelo Timão para a temporada de 2009, o clube criou uma camisa com o tema: "Dois mil e 9 Fenômenal". Outra camisa criada nesse estilo tem o dizer: "O Fenômeno é Nosso!"
  • Camisas retrô: Com o objetivo de homenagear o passado o Corinthians lançou camisas comemorativas e replicas das grandes décadas, a camisa 7 do Marcelinho Carioca e a da Democracia Corinthiana (1982/1983).
Outros produtos
Carro do Corinthians na superleage no autodromo de Donington Park.
  • Agência Corinthians: agência de imprensa do clube responsável pela área de notícias, como intermediária entre o clube e a imprensa e os torcedores.
  • Alô Timão: O torcedor poderá saber via celular, tudo o que está acontecendo dentro do Corinthians. São ao todo seis serviços oferecidos através do celular: News, Walpapers, Vídeo, Ringtones, Portal de Voz e Quiz.
  • Amigo fiel: São mais de 20 tipos de bichos diferentes com o uniforme do Timão e diversas opções de personalização: perfumes, sons, acessórios como óculos, sapatos, etc.
  • Cartão Corinthians Bradesco VISA: Em parceria com o Banco Bradesco, o clube criou uma linha de cartões bancários com descontos nas lojas do clube e no projeto "Fiel Torcedor".
  • Certidão de nascimento: Em parceria com a empresa Friends Forever, o clube lançou uma certidão de nascimento para os mais novos corinthianos, onde consta desde o preço do café até a novela que fazia sucesso na época, além de contar um pouco da história do Corinthians e os títulos conquistados.
  • Navio do centenário: Para comemorar o centenário do clube, o Corinthians tem como primeiro projeto o lançamento de um cruzeiro que ocorrerá em fevereiro de 2010[58], e passará por Santos, Ilhabela e Búzios. No navio, os passageiros terão a companhia da bateria da Gaviões da Fiel e de ídolos do clube.
  • FIEL - O filme: é um documentário longa-metragem [59] realizado pela equipe composta pela Andrea Pasquini (diretora), Marcelo Rubens Paiva (roteirista), Serginho Groisman (roteirista) e Rita Lee (compositora), ambos corinthianos. Focado nos anos de 2007 e 2008, o filme acompanha o time e sua torcida em seu momento mais difícil, mas também de maior união, com imagens e depoimentos inéditos de torcedores e jogadores. No site do filme, o torcedor poderá deixar seus depoimentos e vídeos.
  • Fiel torcedor: visa atrair sócios para o clube no modelo "sócio-torcedor": as pessoas que se inscrevem pagando um determinado valor têm diversos privilégios na compra de ingressos para partidas de futebol, produtos em lojas oficiais, etc. O projeto e dividido em três pacotes: "Minha Vida", "Minha História" e "Meu Amor"[60]. Recentemente, o clube criou o pacote "Meu Ingresso" para os jogos do Campeonato Paulista.[61]
  • Fórmula Superleague: Uma união do futebol e automobilismo, o Corinthians conseguiu a sua participação na competição para ampliar a imagem do clube pelo mundo[62].
  • PC Timão: Uma linha de computadores voltada exclusivamente para a Fiel Torcida e criada em parceria com a PC Legal e com a Crédito Báu[63]. Será inaugurada em breve uma sala no Parque São Jorge exclusiva para a inclusão digital de comunidades carentes[64].
  • Tênis Nike Corinthians: Nova linha de calçados com a marca do Corinthians.
  • Timão TV: canal de televisão on-line cuja programação se concentra nas atividades do clube[65]. Logo no dia da sua estréia, o canal teve mais de 1 milhão de acessos, nas primeiras 2 horas. [66]
  • Timão Tur: Agência de turismo oficial do Corintihans,[67] criada pelo departamento de marketing do clube.

Futebol profissional

Elenco atual [68].

Atualizado em 19 de fevereiro de 2009, 16h17min (UTC)

Legenda:

Capitão: Capitão
Suspenso: Jogador suspenso
Contundido: Jogador contundido
Recuperação: Jogador em fase final de recuperação

Elenco do Corinthians em campo
Goleiros
Jogador Pos.
1 Bandeira do Brasil Felipe G
12 Bandeira do Brasil Danilo G
22 Bandeira do Brasil Júlio César G
37 Bandeira do Brasil Rafael Santos G
Defensores
Jogador Pos.
2 Escudero Z/LE
3 Bandeira do Brasil Chicão Z
4 Bandeira do Brasil William Capitão Z
13 Bandeira do Brasil Renato Z
14 Bandeira do Brasil Jean Z
18 Bandeira do Brasil Diego Z
27 Bandeira do Brasil André Santos LE
28 Bandeira do Brasil Bruno Bertucci LE
34 Bandeira do Brasil Wellington Saci LE
5 Bandeira do Brasil Alessandro LD
33 Bandeira do Brasil Diogo Contundido LD
Meio-Campistas
Jogador Pos.
6 Bandeira do Brasil Cristian V
8 Bandeira do Brasil Túlio V
16 Bandeira do Brasil Marcelo Oliveira Recuperação V
32 Bandeira do Brasil Fabinho V
7 Bandeira do Brasil Elias V/ME
10 Bandeira do Brasil Douglas ME
30 Bandeira do Brasil Boquita ME
11 Bandeira do Brasil Morais MD
19 Bandeira do Brasil Lulinha MD
Atacantes
Jogador Pos.
9 Bandeira do Brasil Ronaldo CA
25 Acosta Recuperação CA
50 Bandeira do Brasil Souza CA
17 Bandeira do Brasil Marcelinho A
20 Bandeira do Brasil Otacílio Neto A
23 Bandeira do Brasil Jorge Henrique A
31 Bandeira do Brasil Dentinho A

Transferências em 2009

Legenda:

Vindo de Empréstimo: Jogadores que chegaram por empréstimo

Emprestado: Jogadores emprestados pelo Corinthians

A contratação de Ronaldo "Fenômeno" foi a maior da temporada e da história do clube.
Chegadas
Pos. Jogador Clube anterior
G Bandeira do Brasil Danilo Divisões de base
LE Bandeira do Brasil Bruno Bertucci Divisões de base
M Bandeira do Brasil Boquita Divisões de base
A Bandeira do Brasil Marcelinho Divisões de base
Z Bandeira do Brasil Jean Bandeira do Brasil Grêmio
Z Escudero Argentinos Juniors
V Bandeira do Brasil Túlio Bandeira do Brasil Botafogo
A Bandeira do Brasil Ronaldo AC Milan
A Bandeira do Brasil Souza GréciaPanathinaikos
A Bandeira do Brasil Jorge Henrique Bandeira do Brasil Botafogo
A saída do argentino Herrera, um dos artilheiros do Timão na última temporada, foi a mais sentida dos que deixaram o clube em 2009
Saídas
Pos. Jogador Clube de destino
V Bandeira do Brasil Perdigão Dispensado
M Bandeira do Brasil Marcel Dispensado
M Bandeira do Brasil Rafinha Dispensado
A Bandeira do Brasil Bebeto Dispensado
G Bandeira do Brasil Weverton Bandeira do Brasil Oeste de Itápolis
Z Bandeira do Brasil Fábio Ferreira Bandeira do Brasil Grêmio
Z Bandeira do Brasil Alves Bandeira do Brasil Ituano
LD Bandeira do Brasil Denis Bandeira do Brasil Avaí
V Bandeira do Brasil Nilton Bandeira do Brasil Vasco
V Bandeira do Brasil Almeida Bandeira do Brasil Iraty
V Bandeira do Brasil Cássio Bandeira do Brasil Marília
V Bandeira do Brasil Carlos Alberto Bandeira do Brasil Atlético Mineiro
A Herrera Gimnasia La Plata
A Bandeira do Brasil Careca Bandeira do Brasil Noroeste
M Bandeira do Brasil Eduardo Ramos Bandeira do Brasil Goiás
V Bandeira do Brasil Bruno Octávio Bandeira do Brasil Figueirense

Direção do departamento de futebol [69]

País Nome Cargo
Bandeira do Brasil Andrés Sanchez Presidente
Bandeira do Brasil Mario Gobbi Filho Vice-presidente de futebol
Bandeira do Brasil Luis Paulo Rosenberg Diretor de Marketing
Bandeira do Brasil Saulo Magalhães Supervisor
Bandeira do Brasil Mano Menezes Técnico
Bandeira do Brasil Fábio Carille Auxiliar técnico
Bandeira do Brasil Sidnei Lobo Auxiliar técnico
Bandeira do Brasil Valmir Cruz Preparador físico
Bandeira do Brasil Antônio Carlos Bona Auxiliar de preparação física
Bandeira do Brasil Marcos Lima Preparação física
Bandeira do Brasil Mauri Costa Lima Treinador de goleiros
Bandeira do Brasil Dr. Joaquim Grava Consultor médico
Bandeira do Brasil Dr. Paulo Faria Médico
Bandeira do Brasil Dr. Julio Stancati Médico
Bandeira do Brasil Daniel Leite Portella Fisiologista
Bandeira do Brasil Bruno Mazzioti Fisioterapeuta
Bandeira do Brasil José Alberto Fregnani Gonçalves Fisioterapeuta
Bandeira do Brasil Paulo Rogério Vieira Fisioterapeuta
Bandeira do Brasil Christine Fernanda Machado Neves Nutricionista
Bandeira do Brasil José Messias Motorista
Bandeira do Brasil Alexandro Gonçalves Dias Massagista
Bandeira do Brasil Ceará Massagista
Bandeira do Brasil Cleber Costa de Souza Enfermeiro
Bandeira do Brasil Carlos Benedito Franco Bueno Roupeiro
Bandeira do Brasil Edízio Borges de Almeida Roupeiro
Bandeira do Brasil Ricardo Pereira Silva Segurança
Bandeira do Brasil Rodrigo Oliveira Vilaverde Segurança
Bandeira do Brasil Renata Daros Assessor de imprensa
Bandeira do Brasil Guilherme Prado Assessor de imprensa

Atletas de destaque

Goleiro
Lateral direito
Zagueiro
Lateral esquerdo
Volante
Meio direita
Centro médio
Meia esquerda
Atacante
Pontas
Centroavante
Técnicos
Outros esportes

- Basquete

- Boxe

- Futebol feminino

Rankings

Ranking da CBF 2008

  • Posição: (1.998 pontos)

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Outros rankings

Outras modalidades esportivas

Além do futebol, o Corinthians possuiu ao longo de sua história equipes em várias modalidades desportivas. Curiosamente, o primeiro título da história do clube não veio do futebol, mas sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália.

Em 1933 o remo foi incorporado entre as modalidades esportivas do clube. Em decorrência disso, o escudo do clube recebeu dois remos vermelhos e uma âncora da mesma cor, além da transformação do círculo em uma bóia . Novas mudanças no escudo só voltariam a acontecer muitos anos depois, alterando somente a textura das cores dando-lhe um efeito tridimensional[73]. O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.

Em uma época em que o futebol amargava um jejum de títulos importantes, a Natação alcançava a maior quantidade de conquistas: três conquistas do Troféu Brasil de Natação (1964, 1965 e 1966) e o hexa-campeonato estadual na mesma década de 1960; no Basquete, três títulos nacionais, em 1965, 1966 e 1969; no Futsal, outro título nacional: a Taça Brasil de Futsal em 1974; no Handebol, vitórias tanto no Feminino (três estaduais, em 1972, 1976 e 1977) como no Masculino (dois estaduais, em 1975 e 1976). Finalmente, o remo alcançou três conquistas do Troféu Bandeirantes, maior galardão do remo paulista.

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers

Na década de 1980, os demais departamentos esportivos também conseguiriam conquistar alguns títulos: o Futsal, seu quinto estadual em 1981, e em 1985 o sexto título. No Handebol, mais conquistas: em 1981 o quarto estadual da equipe feminina e em 1983 e 1984 o terceiro e quarto estadual masculino respectivamente. No remo, mais duas conquistas do Troféu Bandeirantes: 1980 e 1981.

Na década de 1990, mais esportes, mais títulos: no futsal, o Corinthians conquistou o hexacampeonato estadual, com o título de 1995. No ano seguinte (1996), o basquete conquista o seu quarto nacional, ao vencer o Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino. Na equipe se encontrava Oscar Schmidt [74], ex-jogador da seleção Brasileira. Com ele, a equipe também conseguiu dois vice-campeonatos na Liga Sul-Americana de Basquete, em 1996 e 1997. No remo, o clube conseguiu a importante marca de 'oito' conquistas consecutivas do Troféu Bandeirantes, entre 1994 e 2001, chegando a um total de 13 conquistas.

Na década de 2000, o clube cria um novo esporte no clube, com a equipe de Steamrollers (futebol americano), criada em 2006[75].

Basquete

[76]O Corinthians possuiu grandes equipes de basquete ao longo de sua história, especialmente na década de 1960, quando venceu dois sul-americanos, três brasileiros e cinco paulistas. Uma das equipes mais marcantes foi a formação de 1966, dirigida pelo técnico Moacir Daiuto, que tinha: Chico, Eduardo, Renê, Ubiratan, Wlamir, Mical, Peninha, Amaury, Sacramento, Rosa Branca[77] e Ortiz. Na década de 1990, o clube contratou Oscar Schmidt[74].

Títulos

Futsal

O Corinthians possui grande tradição no futsal paulista, tendo sido campeão estadual por sete vezes e metropolitano, em outras sete oportunidades.[78]

Títulos

Handebol

[79]

Títulos

Natação

A natação do Corinthians teve início por volta de 1926, com os nados praticados no rio Tietê.[80]

Títulos

Remo

O remo é representado no escudo do Corinthians através dos remos nas laterais, além da âncora, símbolo dos esportes aquáticos.[81]

Títulos

Títulos

A sala de troféus do Corinthians.

Mundiais

Nacionais

Inter-estaduais

Estaduais

A conquista mundial


Títulos individuais

Boas atuações em 2005, fizeram o argentino Carlitos Tevez ganhar o título de melhor jogador do Brasileirão e melhor jogador da América
  1. Edílson - 1998
  2. Marcelinho Carioca - 1999
  3. Tevez - 2005
  1. Rivelino - 1971
  2. Zé Maria - 1973 - 1977
  3. Wladimir - 1974 - 1976 - 1982
  4. Sócrates - 1980
  5. Biro Biro - 1980
  6. Édson - 1984
  7. Ronaldo - 1990 - 1994
  8. Marcelo - 1990
  9. Neto - 1991
  10. Rivaldo - 1993
  11. Zé Elias - 1994
  12. Marcelinho Carioca - 1994 - 1999
  13. Gamarra - 1998
  14. Vampeta - 1998 - 1999
  15. Edílson - 1998
  16. Dida - 1999
  17. Ríncon - 1999
  18. Fábio Luciano - 2002
  19. Gil - 2002
  20. Fábio Costa - 2005
  21. Marcelo Mattos - 2005
  22. Tevez - 2005
Melhor jogador do Campeonato
  1. Tevez - 2005
Melhores do Campeonato
  1. Fábio Costa - 2005
  2. Gustavo Nery - 2005
  3. Marcelo Mattos - 2005
  4. Roger - 2005
  5. Tevez - 2005
Grande destaque de 2008 com a camisa do Timão, Andre Santos ganhou o titulo de craque da torcida.
Melhor jogador do Campeonato - Série B
  1. Douglas - 2008
Craque da torcida do Campeonato - Série B
  1. André Santos - 2008
Goleiro menos vazado do Campeonato - Série B
  1. Felipe - 2008
Melhores jogadores do Campeonato - Série B
  1. Chicão - 2008
  2. André Santos - 2008
  3. Douglas - 2008
  4. Herrera - 2008
Prêmio torcida de Ouro
  1. Torcida do Corinthians (Fiel torcida) - 2008[84]
  • Melhor jogador das Américas (jornal "El Mundo", Venezuela)
  1. Sócrates - 1983[85]
  • El País - Uruguai
  1. Tevez - 2005[86]

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:


Nenhum comentário:

Postar um comentário